segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Características da Educação a Distância

São características da Educação a Distância:

  1. Pode-se atender, em geral, a uma população estudantil dispersa geograficamente e, em particular, àquela que se encontra em zonas periféricas, que não dispõem das redes das instituições convencionais.
  2. Administra mecanismos de comunicação múltipla, que permitem enriquecer os recursos de aprendizagem e eliminar a dependência do ensino face a face.
  3. Favorece a possibilidade de melhorar a qualidade da instrução ao atribuir a elaboração dos materiais didáticos aos melhores especialistas.
  4. Estabelece a possibilidade de personalizar o processo de aprendizagem, para garantir uma seqüência acadêmica que responda ao ritmo do rendimento do aluno.
  5. Promove a formação de habilidades para o trabalho independente e para um esforço auto-responsável. (Entenda-as a conquista de autonomia por parte do aluno que trabalha com EAD.)
  6. Formaliza vias de comunicação bidirecionais e freqüentes relações de mediação dinâmica e inovadora. O professor, segundo Dr. Lucena (PUC-RJ) passa de um status de "provedor de conteúdo" para o de facilitador da aprendizagem.
  7. Garante a permanência do aluno em seu meio cultural e natural com o que se evitam os êxodos que incidem no desenvolvimento regional.
  8. Alcança níveis de custos decrescentes, já que, depois de um forte peso financeiro inicial, se produzem coberturas de ampla margem de expansão.
  9. Realiza esforços que permitem combinar a centralização da produção com a descentralização do processo de aprendizagem.
  10. Precisa de uma modalidade para atuar com eficácia (...) na atenção de necessidades conjunturais da sociedade, sem os desajustes gerados pela separação dos usuários de seus campos de atuação.
Anthony Kaye e Greville Rumble

sábado, 15 de setembro de 2007

13° Congresso Internacional de EaD

13° Congresso Internacional de EaD
Organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, aconteceu, de 2 a 5 de setembro, em Curitiba (PR), o 13° Congresso Internacional de Educação a Distância, que teve, como tema central: “Em busca de novos domínios e novos públicos através da Educação a Distância”.

Cerca de 800 pessoas – tanto do ambiente corporativo como universitário - participaram de mini-cursos, palestras, mesas-redondas, plenárias, encontros estratégicos e muito networking, onde puderam trocar idéias a respeito das tendências da EaD no Brasil e sua relação com outros países.

Com a presença de personalidades ligadas à área, como o Secretário de Ensino Superior do MEC, Ronaldo Mota, o evento foi aberto oficialmente às 19h de 2 de setembro - embora, ao longo de todo este dia, os diversos mini-cursos movimentaram, desde cedo, considerável contingente de pessoas.

O presidente da ABED, Prof. Fredric Litto, abriu oficialmente o Congresso, dando boas vindas a todos, agradecendo os patrocinadores e, em breves palavras, disse: “Por que as pessoas vêm a um congresso científico de EAD? O que esperam? O que procuram?” Em uma frase resumiu: “Aprender e ensinar com alegria!”. E, realmente, esse foi o tom ao longo de todo o evento: muita produtividade com a satisfação do dever cumprido.

Também no evento de abertura, a Profa. Lina Barreto, diretora da ABED, conduziu a entrega do “7º Prêmio de Excelência”. Ela chamou atenção para o grande volume de trabalhos recebidos nesta edição e também pela qualidade deles. Por conta desta questão, neste ano houve uma nova categoria: “Menção Honrosa”.

Entre as personalidades internacionais de destaque, podemos citar: Michael Moore, dos EUA, Mohamed Ally, do Canadá, Santiago Castello Arrendondo, da Espanha, e Sugata Mitra, da Índia.

Ao longo da jornada, assuntos atuais fizeram parte das discussões e da aprendizagem de todos, repercutidos também por jornalistas presentes. Certamente, os resultados do Congresso serão visíveis em todas as regiões do Brasil, fortalecendo, ainda mais, essa modalidade educacional que possibilita uma verdadeira democratização e inclusão na educação em nosso país.


Texto retirado do site www.abed.org.br

CEAD UnB


O Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade de Brasília (UnB) tem experiência consolidada em Educação a Distância (EaD) desde 1979, adotando diretrizes e desenvolvendo ações inovadoras que auxiliem a aprendizagem.Este Centro tem sido responsável, principalmente, pela oferta de cursos de extensão universitária e de especialização, atendendo às necessidades de diversos segmentos da sociedade que necessitam de saídas educacionais que possibilitem flexibilização de tempo e espaço para aprendizagem. O CEAD tem como missão desenvolver e viabilizar ações de educação a distância que contribuam para o fortalecimento da publicização da Universidade de Brasília e a emancipação do cidadão na sociedade brasileira, na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida.Além disso, o CEAD–UnB busca ampliar a área de abrangência da educação a distância, atendendo não apenas à demanda em torno dos cursos de extensão universitária, mas também a que envolve a graduação e a pós-graduação. Ainda tem como objetivo a busca de parcerias com empresas e instituições públicas e privadas que desejam desenvolver projetos em educação a distância, desde a oferta de cursos específicos voltados para atualização de seus quadros até a formação de universidades corporativas.Por fim, os valores do CEAD são:
Ética e qualidade nas ações;
Democratização do acesso ao conhecimento;
Redução da desigualdade social;
Responsabilidade sócio-ambiental.


Texto retirado do site
www.cead.unb.br

Histórico da EAD no Brasil

No Brasil a EAD nasceu na década de 30 voltada para o ensino de profissões,
evoluindo em função da disponibilidade dos meios de comunicações. Veja abaixo a cronologia da educação à distância no pais.


1934
Rádio-escola Municipal do Rio de Janeiro
1939
Fundado o Instituto Rádio Monitor, instituição privada que oferece ainda hoje cursos profissionalizantes
1941
Fundado o Instituto Universal Brasileiro, instituição privada que oferece ainda hoje cursos
profissionalizantes
1941
Universidade do Ar voltado para professor leigo
1947
Universidade do Ar criada para treinar comerciantes e empregados em técnicas comerciais.
Atingiu o ápice na década de cinqüenta, com oitenta mil alunos.
1957
Sistema Radioeducativo Nacional passa a produzir programas transmitidos por diversas
emissoras
1961
Movimento Nacional de Educação de Base, concebido pela Igreja e patrocinado pelo Governo Federal. Terminou
em 1965.
1964
Solicitação do Ministério da Educação de reserva de canais VHF e UHF para TV educativas
1970
Projeto Minerva, em cadeia nacional
Anos 70
Fundação Roberto Marinho (privado) inicia educação supletiva à distância para primeiro e segundo grau
Anos 80
A Universidade de Brasília cria os primeiros cursos de extensão à distância Diversos

Praticamente todas as universidades brasileiras, nos dias atuais, desenvolvem programas de EAD. Não há um catálogo nacional editado pela Secretaria de Ensino à Distância do Ministério da Educação que consolide os projetos, cursos e treinamentos oferecidos nessa modalidade de ensino, como ocorre na modalidade presencial.
Mesmo no campo da profissionalização em nível médio, existem inúmeros cursos e treinamentos baseados na EAD, oferecidos por escolas públicas e privadas, bem como pelo sistema “S”, do Ministério do Trabalho e do Emprego.
A Universidade Federal de Mato Grosso é pioneira no oferecimento do primeiro curso de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1ª a 4ª séries do 1º grau através da EAD, onde formou em 1999, um expressivo grupo de professores leigos em atividade no Ensino Fundamental na Região Norte do Mato Grosso.

Texto retirado do site http://cev.ucb.br/qq/ruy_ferreira/sumario.htm

O que é EAD?

Educação a Distância (EAD) é uma expressão que abrange todas as atividades e processos intencionalmente educativos, caracterizados pelo fato de que, neles, o trabalho dos educadores e dos educandos se realizam em tempos e espaços diferentes.
A conexão entre professor/tutor e aluno é feita através de um ou mais meios de comunicação. Como o estudante desfruta de uma certa autonomia é necessário saber utilizar bem os seus horários para se dedicar a atividades como redações, leitura dos textos das Apostilas e outros recomendados pelos professores/tutores, respostas às questões, para estar bem preparado e tranqüilo no dia dos exames presenciais
A Educação a Distância é um método antigo pois desde que, nos meados do Século XV Gutenberg criou a imprensa, surgiu a EAD. Os livros impressos foram o início da comunicação de massa, mas o grande impulso da Educação a Distância ocorreu por volta dos anos 70, com o surgimento de grandes Universidades a Distância em países da Europa, Ásia e nos Estados Unidos.
É claro que atualmente temos outros recursos além do livro impresso, hoje com auxilio da Informática, a interação entre aluno e professor ganha outros meios, mas a EAD não é novidade para você: quando você se dedica à leitura de uma revista, participa de concursos pela Internet, responde perguntas pelo telefone, está em um processo de Educação a Distância. O Rádio e a Televisão auxiliaram muito a disseminação desta metodologia de ensino.
Nos dias de hoje, nossas rotinas estão mais corridas, não temos tempo pra nada, e precisamos sempre estar atualizados, adquirindo novos conhecimentos. A Educação a Distância (EAD), é a ferramenta perfeita para essa evolução. Não podemos ficar parados nos tempo.Tenha sempre em mente que a Educação é uma só, com muitos rostos, métodos, recursos, ritmos, conteúdos e distâncias. Aproxime-se da Educação a Distância e tenha tempo para aprender mais!!

Texto retirado do site do Instituto Nacio nal de educação a Distância - INED