sábado, 15 de setembro de 2007

13° Congresso Internacional de EaD

13° Congresso Internacional de EaD
Organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, aconteceu, de 2 a 5 de setembro, em Curitiba (PR), o 13° Congresso Internacional de Educação a Distância, que teve, como tema central: “Em busca de novos domínios e novos públicos através da Educação a Distância”.

Cerca de 800 pessoas – tanto do ambiente corporativo como universitário - participaram de mini-cursos, palestras, mesas-redondas, plenárias, encontros estratégicos e muito networking, onde puderam trocar idéias a respeito das tendências da EaD no Brasil e sua relação com outros países.

Com a presença de personalidades ligadas à área, como o Secretário de Ensino Superior do MEC, Ronaldo Mota, o evento foi aberto oficialmente às 19h de 2 de setembro - embora, ao longo de todo este dia, os diversos mini-cursos movimentaram, desde cedo, considerável contingente de pessoas.

O presidente da ABED, Prof. Fredric Litto, abriu oficialmente o Congresso, dando boas vindas a todos, agradecendo os patrocinadores e, em breves palavras, disse: “Por que as pessoas vêm a um congresso científico de EAD? O que esperam? O que procuram?” Em uma frase resumiu: “Aprender e ensinar com alegria!”. E, realmente, esse foi o tom ao longo de todo o evento: muita produtividade com a satisfação do dever cumprido.

Também no evento de abertura, a Profa. Lina Barreto, diretora da ABED, conduziu a entrega do “7º Prêmio de Excelência”. Ela chamou atenção para o grande volume de trabalhos recebidos nesta edição e também pela qualidade deles. Por conta desta questão, neste ano houve uma nova categoria: “Menção Honrosa”.

Entre as personalidades internacionais de destaque, podemos citar: Michael Moore, dos EUA, Mohamed Ally, do Canadá, Santiago Castello Arrendondo, da Espanha, e Sugata Mitra, da Índia.

Ao longo da jornada, assuntos atuais fizeram parte das discussões e da aprendizagem de todos, repercutidos também por jornalistas presentes. Certamente, os resultados do Congresso serão visíveis em todas as regiões do Brasil, fortalecendo, ainda mais, essa modalidade educacional que possibilita uma verdadeira democratização e inclusão na educação em nosso país.


Texto retirado do site www.abed.org.br

Nenhum comentário: